VOCÊ CONTINUA INDO ATÉ O POUPATEMPO PARA DAR ENTRADA NO SEGURO-DESEMPREGO?

Saiba que essa solicitação pode ser realizada integralmente pela internet!

Foi dispensado pela empresa e sabe que tem direito ao seguro desemprego. Para dar entrada no pedido, o trabalhador precisa agendar o atendimento, ter o requerimento, a rescisão contratual, o comprovante de depósito do FGTS, a CTPS, etc. etc.etc.

Mas você sabia que a solicitação para este benefício pode ser feita integralmente pela internet? Não?

Pois saiba que sim.

As novas regras estão valendo desde dezembro do ano passado. De forma prática e simplificada o trabalhador conseguirá solicitar tudo via Web no conforto de casa.

Assim que o trabalhador receber a documentação para encaminhar o seguro-desemprego, poderá fazer o pedido pela internet, preenchendo um formulário do sistema nacional de emprego – SINE.

PASSO 1

Para fazer o encaminhamento do seguro-desemprego via internet, será necessário acessar o site Emprega Brasil, e se cadastrar.

Para o cadastro, será necessário informar dados pessoais, tais como CPF, nome, data de nascimento e assim por diante. Essas informações serão validadas no cadastro nacional de informações sociais –  CNIS.

PASSO 2

A próxima etapa será responder um questionário com cinco perguntas sobre o histórico laboral. É importante ter em mãos a Carteira de Trabalho.

Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil e terá que buscar pela opção “Solicitar Seguro-Desemprego”, além de preencher um formulário com informações pessoais e profissionais.

PASSO 3

Feito isso, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Não é uma regra esse comparecimento para confirmação do cadastro, pois em alguns casos, já houve a liberação das parcelas sem precisar desse agendamento presencial a um dos postos de atendimento ao trabalhador.

A justificativa é que seria mais fácil haver fraudes em documentos físicos a documentos informatizados e, ao que parece se trata de uma justificativa razoável.

Ainda assim, caso haja o agendamento presencial e a data para o atendimento ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

PARCELAS, VALORES E PRAZOS

Para saber a quantidade de parcelas e valores que irá receber, basta baixar o aplicativo Sine fácil.

Além de acompanhar esse serviço, também poderá consultar vagas de emprego, se candidatar a processos seletivos, acompanhar agendamento de entrevistas e resultados.

O trabalhador também poderá contar com a “Escola do Trabalhador”, dentro desse aplicativo. Nessa plataforma o trabalhador irá encontrar cursos de qualificação profissional, gratuitos e a distância, podendo se inscrever imediatamente.




Precisa de auxílio para requerer o benefício ou ficou com alguma dúvida?

Entre em contato ou deixe nos comentários.

Compartilhe esta informação

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.