COMO CONTRIBUIR COM A PREVIDÊNCIA APÓS A REFORMA.

Os segurados que trabalham de forma registrada que são empregados contratados vinculados a CLT, permanecem com o desconto direto na folha de pagamento. A alteração aqui é somente em relação às alíquotas.

Com relação aos demais segurados, como por exemplo, contribuintes individuais como o facultativo e o profissional liberal, bem como aqueles considerados como de baixa renda, ainda é possível contribuir com o carnê de contribuição, emitindo a guia GPS diretamente pelo site da Previdência Social e ainda, bem como alguns bancos que tem a possibilidade de efetuar descontos diretamente na conta corrente.

CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS

Para os contribuintes individuais, a base de cálculo para os profissionais liberais é sobre a renda auferida no mês, limitado ao teto da previdência social e ainda, se receber menos que o valor do salário mínimo, deverá contribuir até o salário mínimo.

Importante detalhar esse ponto, pois muitos profissionais liberais como médicos, advogados, dentistas, etc, recolhem simplesmente pelo salário mínimo. O que muitos não sabem é que lá na frente o prejuízo é certo e o problema é enorme!

Já em relação aos segurados facultativos, aqueles segurados que facultativamente optam em efetuar os pagamentos, podem recolher entre o valor do salário mínimo até o máximo que é o teto do INSS.

A alíquota de recolhimento da contribuição, tanto para os contribuintes individuais  – profissionais liberais e facultativos é de 20% sobre o total de rendimentos auferidos no mês.

Segurados facultativos de baixa renda que paga 11% sobre o salário mínimo, mantem-se a regra e poderá se aposentar por idade. Já aquele segurado cadastrado do CadÚnico (cadastro prévio no CRAS para verificar possível enquadramento) poderá recolher 5% sobre o salário mínimo e consequentemente contribuir e ser segurado da previdência social.

Fonte: Previdência Social

Adaptado

Compartilhe esta informação

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.